10 Homens com quem as mulheres cristãs nunca deveriam se casar

10 Homens com quem as mulheres nunca deveriam se casar

Por J. Lee Grady
Tradução e Versão: Carla Ribas
Minha esposa e eu criamos quatro filhas - sem armas em casa! - e três delas já estão casadas. 

Amamos os nossos genros e é óbvio que Deus escolheu a dedo cada um deles de forma a combinar com o temperamento e personalidade das nossas filhas.
Sempre acreditei que Deus atua no ramo do par perfeito. Se Ele pôde fazer isso pelas minhas filhas, pode fazer por você.
Hoje temos várias amigas solteiras que gostariam de encontrar o rapaz perfeito. Algumas contam que são poucas as opções em suas igrejas assim, elas decidiram se aventurar pelo mundo do namoro online. Outras tem se desesperado, imaginando se ainda existe algum rapaz cristão em algum lugar. Elas começam a cogitar se devem baixar seus padrões para encontrar um par.
Meu conselho é: Não aceite menos do que o melhor de Deus. Muitas mulheres cristãs  aceitam um Ismael porque a impaciência as empurrou para um casamento infeliz. Por favor aceite o meu conselho de pai: Você está muito melhor solteira do que com o homem errado.
Falando de “homens errados,” aqui vão os 10 homens que você deveria evitar ao procurar por um marido:
1. O não crente. Por favor escreva 2 Coríntios 6.14 em um post-it e fixe em seu computador. Ele diz, “Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Essa não e uma regra. É a Palavra de Deus para você hoje - Não permita que o charme, aparência ou o sucesso financeiro de um homem (ou sua disposição para ir à igreja com você) leve-a a comprometer o que você sabe o que é certo. O “Namoro Missionário” nunca é uma estratégia sábia. Se o rapaz não for um cristão nascido de novo, risque-o da sua lista. Ele não é para você. Ainda estou para conhecer uma mulher cristã que não tenha se arrependido por ter casado com um ímpio. 
2. O mentiroso. Se você descobrir que o homem com quem está namorando mentiu para você sobre o seu passado ou está sempre encobrindo rastros para esconder seus segredos, saia o mais rápido possível dessa relação. O casamento deve ser construído sobre uma base de confiança. Se ele não pode ser verdadeiro, rompa agora, antes que ele cause uma decepção ainda maior. 
3. O pegador. Eu gostaria de poder dizer que, se você encontrar um cara legal na igreja, poderá supor que ele esteja vivendo em pureza sexual. Mas esse não é o caso hoje em dia. Já ouvi histórias horríveis sobre homens solteiros que cantam na equipe de louvor no domingo, mas agem como casanovas durante a semana. Se você se casar com um rapaz que dormiu por aí antes do casamento, pode ter certeza que ele vai continuar com a mesma prática depois do seu casamento.
4. O caloteiro. Há muitos homens cristãos fiéis cujos casamentos não deram certo. Desde o seu divórcio, eles experimentaram a restauração do Espírito Santo, e agora querem se casar novamente. O segundo casamento pode ser muito feliz. Mas se você descobrir que o homem com quem está namorando não cuida dos seus filhos do casamento anterior, acabou de descobrir um erro fatal. Qualquer homem que não pague por seus erros passados ​​ou apoie seus filhos do casamento anterior não vai tratá-la de forma responsável. 
5. O viciado. Os homens que frequentam a igreja e que têm dependência de álcool ou drogas aprenderam a esconder os seus problemas - mas você não quer esperar até a lua de mel para descobrir que ele é um beberrão. Nunca se case com um homem que se recusa a buscar ajuda para seu vício. Insista para que ele procure ajuda profissional e saia do relacionamento. E não entre em um relacionamento co-dependente no qual ele diz que ele precisa de você para ficar sóbrio. Você não pode ajudá-lo. 
6. O vagabundo. Tenho uma amiga que, depois de casada, percebeu que ele não tinha planos de encontrar um trabalho estável. Ele havia planejado uma grande estratégia: Ficava em casa o dia todo jogando video games enquanto sua esposa, profissional, trabalhava para pagar todas as contas. O apóstolo Paulo disse aos Tessalonicenses (3.10): "Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. A mesma regra se aplica aqui: Se um homem não está disposto a trabalhar, ele não merece se casar com você. 
7. O narcisista. Sinceramente espero que você possa encontrar um rapaz que bonito. Mas cuidado: Se o seu namorado passa seis horas por dia na academia e posta regularmente seus bíceps no Facebook, você tem um problema. Não se associe a um cara egoísta. Ele pode ser bonito, mas aquele que está apaixonado por sua aparência e suas próprias necessidades nunca será capaz de te amar sacrificialmente, como Cristo ama a Igreja (Ef 5.25). O homem que está sempre olhando para si mesmo no espelho nunca vai notar você. 
8. O abusador. Os homens com tendências abusivas não podem controlar sua raiva quando ela ferve. Se o rapaz com quem você está namorando tende a perder as estribeiras, seja com você ou com outras pessoas, não caia na tentação de racionalizar o seu comportamento. Ele tem um problema e se você se casar com ele você vai ter que andar em campo minado todos os dias para evitar desencadear outra explosão. Os homens irados machucam as mulheres verbalmente e às vezes até fisicamente. Encontre um homem que seja gentil.  
9. O filhinho do papai. Pode me chamar de antiquado, mas suspeito de um homem que ainda mora com os pais aos 35 anos. Se a sua mãe ainda está cozinhando, limpando e passando para ele nessa idade, você pode ter certeza que ele parou no tempo emocionalmente falando. Você está pedindo para ter problemas se pensa que pode ser esposa de um homem que não cresceu. Afaste-se, e, como amiga, encoraje-o  a encontrar um mentor que possa ajudá-lo a amadurecer. 
10. O controlador excessivo. Atualmente, alguns cristãos acreditam que casamento é sinônimo de superioridade masculina. Podem citar as Escrituras e parecer  super-espirituais, mas por trás da fachada de autoridade marital existe profunda insegurança e orgulho que podem se transformar em abuso espiritual. Primeiro a Pedro 3:7 afirma que os maridos devem tratar suas esposas com honra. Se o homem com quem você namora fala de cima para baixo com você,  faz comentários depreciativos sobre as mulheres ou parece esmagar seus dons espirituais, afaste-se dele agora. Ele está em uma viagem de poder. As mulheres que se casam com controladores religiosos muitas vezes acabam no pesadelo da depressão. 
Se você é uma mulher de Deus, não venda o seu direito de primogenitura espiritual ao casar-se com um homem que não te merece. A decisão mais inteligente da sua vida é esperar por um homem que seja equilibrado e fiel a Jesus. 
Para ler o outro lado desta história, acesse “8 Mulheres com quem os homens cristãos nunca deveriam se casar".
www.vivabonsmomentos.com
J. Lee Grady é ex-editor da Charisma e o diretor do Mordecai Project 
Fonte: Charismamag.com
Tradução e Versão: Carla Ribas

42 comentários :

  1. Oi Vanderleia, espero que ajude muitas pessoas.
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo21/8/14

      Cabe lembrar que Deus não transmitiu regras e sim ensinamentos.Não existe pessoa perfeita.Só Deus é perfeito.A escolha é certa quando se há amor.Esta é a verdadeira atitude cristã.Ser benevolente, paciente e entender os problemas de outras pessoas e tentar ajuda-las, não abandoná-las.Esta regra de encontrar homem ou mulher não está na bíblia e é a conclusão de algum ser humano não sã que estabeleceu um protótipo ideal de homem e de mulher.A escolha é sua.Ninguém pode determinar os desígnios de Deus.E se você for verdadeiramente cristão, puro de coração, Nosso Grande Senhor, não colocará o mal no seu caminho.Acho que isto não deve nem ser divulgado pois não se esqueça que o nazismo se espalhou de uma tal forma e proporção,por permissão do ser humano, e estabeleceu um protótipo ideal de ser humano. Todos nós somos filhos de Deus e saberemos escolher sozinhos o nosso parceiro para o resto da vida.O pastor só deve orientar o casal, achando certo ou não a relação, simpatizando ou não com as pessoas, para a relação dar certo.Fique com Deus.

      Excluir
    2. Desculpe,mas você está comparando isso com o nazismo? Sinceramente,é um absurdo. Eu concordo 100% com o que foi escrito,acho que são conselhos ótimos. E nem todos nós somos filhos de Deus,como vc diz. Vá ler a Bíblia por favor. Acho que Deus se importa sim com os nossos relacionamentos porque sao o tipode coisa que mexe muito com a vida de uma pessoa,podendo destruí-la ou edificá-la. O casamento é uma coisa séria e não s trata de seleção ou preconceitos,mas de cuidados a ter para se evitar uma vida inteira de sofrimentos. Até por que o casamento é algo pra toda a vida.

      Excluir
  2. O problema é encontrar homem que nao mente, pelo menos no meio Cristão ainda nao vi UM SEQUER e são dez anos nesse meio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo27/6/14

      Existe sim, pode apostar. Deus e verdadeiro e se existe uma mulher que não mente então existe um homem. Continue crendo. Deus é fiel.

      Excluir
    2. Anônimo27/6/14

      Deyse, sinto muito, mas discordo,creio que tenha convivido com algum grupo de jovens que mentem e não com pessoas maduras e responsáveis. Pois a palavra de Deus em Apoc. 14:5. Na sua boca não se achou engano, são irrepreensíveis. Será que esse grupo de salvos são só mulheres?

      Excluir
    3. Anônimo28/6/14

      Ah eh! Sempre tem aquelas q pensam que existem perfeitinhos aos seus redores! Muito bem Deyse concordo contigo! O problema eh que niguem eh perfeito. Talvez tu vais achar algum homem q nao minta mas ele vai ter outros problemas. Quem pensa que existem homens perfeitos deve estar vivendo in "La-la LAND"

      Excluir
  3. Resumo=Homen Perfeito=Não existe

    ResponderExcluir
  4. Bruna25/6/14

    super verdade...o casamento é uma decisao muito importante a ser tomada, exige muita oracao e sabedoria na hora de escolher. Tudo que foi citado acima deve ser levado em consideração.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo25/6/14

    Amei mas penso que o homem que não cuida dos filhos deveria ser substitu´do pelo divorciado, afinal uma mulher ou homem se casar com um divorciado também é jugo desigual !!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo26/6/14

    Resumo=Homen Perfeito=Não existe=e muito menos mulher

    ResponderExcluir
  7. Em Resumo:
    Mulheres cristãs, não se casem..
    Homens Cristãos, não se casem..

    ResponderExcluir
  8. Elaine26/6/14

    Amei, achei muito bom cada característica escrita! Sou suspeita para falar pois avalio muito isso em um homem. Nós mulheres de fato somos muito carentes e as vezes um homem nos tratam bem, ou algo do tipo e nós ja pensamos que eh o homem de Deus pra minha vida, que ele me ama rsrs. Cuidado com certos pensamentos peça direção ao espírito santo até mesmo para conversar com algum homem. Uma mulher de Deus deve sber a hora de começar e a hora de parar. E lembre-se, não aceito menos do que o melhor de Deus p sua vida. Deus abençoe abundantemente.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo26/6/14

    muito bom o texto.... mas achei meio preconceituoso ou pelo menos mau explicado o terceiro item O pegador onde fala Se você se casar com um rapaz que dormiu por aí antes do casamento, pode ter certeza que ele vai continuar com a mesma prática depois do seu casamento. eu ja tive não cresci na igreja me converti com vinte anos entao nao vou parar de dormi por ai.... vc tem que explicar melhor isso pq Jesus pode libertar qualquer um da pratica errada

    ResponderExcluir
  10. Anônimo26/6/14

    Muito bom .. faltou o homem jigolo.....
    Mas a matèria em si , nota 9

    ResponderExcluir
  11. Anônimo27/6/14

    E se for ao contrário o rapaz não é "cristão" e a moça é cristã e possui alguns destes "problemas"? Será que um não pode ajudar o outro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo27/6/14

      O casamento não foi criado pra um salvar o outro de si mesmo. Pra "ajudar", existem conselheiros e psicólogos. As pessoas têm tentado salvar e ser salvas por outras pessoas igualmente despreparadas. O casal fica junto pra um levantar o outro quando cair. Mas todos os problemas que estão no texto do blog, são pesados demais prum cônjuge carregar. No começo, a paixão vence tudo, e a gente se ilude com isso. Se você não perceber a outra pessoa lutando pra melhorar "por conta própria", eu unca vi isso terminar bem. Vc pode ser a razão da outra pessoa buscar ajuda. Mas a ajuda não vai vir de vc.

      Excluir
  12. Anônimo27/6/14

    Não julgues para seres julgado(a). Totalmente preconceituoso o post e vai contra os preceitos ensinados por Cristo. Quem nunca pecou que atire a primeira pedra. Todos os pecados podem ser perdoados por Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que vc conhece da Bíblia são apenas trechos cliches do tipo não julgue para nao seres julgado. Esse post vai totalmente de acordo com os ensinamentos de Cristo (que nao se resumem só aos quatro Evangelhos). Aqui não se trata d julgar pessoas, e sim de aconselhar para algo tão sério como o casamento.

      Excluir
  13. Anônimo27/6/14

    Casar com divorciado é contra a palavra de Deus, conjuge divorciado não é promessa de Deus na vida de ninguém, se vc é solteiro procure um solteiro,... deixará pai e mãe.. quem deixa pai e mãe? solteiros!! se o cara se converteu de verdade que restaure seu casamento. Isso sim é conversão verdadeira,, se o cônjuge tiver casado novamente fique quieto e viva para Deus até que o senhor lhe dê a resposta do que deve ser feito. A b´blia não tem meio termo ou exceções. Se não existissem solteiros rondando divorciados e até casados, creio que o índice de divórcio seria bem menor faça sua parte cumpra o que Deus determina.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo27/6/14

    Esse negócio de casamento preparado por Deus é muito complicado conheço casais que eram fiéis cristãos, e que aos olhos de todos eram assim preparados por Deus um para o outro ,depois da morte de um deles após trinta anos de casamento soube se que viviam em quatro paredes um verdadeiro inferno, Deus deu a cada um o direito de fazer o bem lhe pareça e também capacidade de avaliação não existe receita pronta se não se pratica corintios:13 é tudo falácea

    ResponderExcluir
  15. Anônimo27/6/14

    Com relação aos filhinhos de papai, acredito que seja um equívoco colocar assim. Não vejo problemas no homem que mora com os pais mesmo com uma certa idade. Isso não necessariamente significa que ele é apegado demais aos pais a ponto de levá-los pra casa quando se casar. Família é bênção de Deus! Se o rapaz tem o apoio dela, ele tem mais é que ser grato a Deus por isso. Isso pode até provar que ele dá valor à família. E qual o problema de receber o acolhimento desta enquanto é solteiro? Melhor do que ficar largado por aí. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo27/8/14

      Até que enfim, algo coerente nestes comentários e textos. Receita pra relações humanas? Lidar com ser humano é lidar com o inesperado. Temos experiencias em algumas situações que se repetem, mas não podemos considerar como regra. O Preconceito já começa na separação cristãos e mundanos a qualquer momento podemos mudar de posição e desta forma mudar de atitudes.

      Excluir
  16. Anônimo28/6/14

    Sinceramente, se pudesse voltar no tempo ... ficaria c alguém do" mundo" estou decepcionada c as pessoas de igreja .

    ResponderExcluir
  17. Anônimo28/6/14

    Muito bom os tópicos , mas não concordo com o item 9 , pois vivo com minha mãe e tenho 35 anos e não sou o que diz o texto quando há necessidade de se virar sozinho estou pronto e viver com os pais nessa idade não diminui o carácter e a personalidade de uma pessoa , salvo algumas exceções .

    ResponderExcluir
  18. Minha nossa ! Perdão mas acho bobagem.Não existe manual de felicidade e não se pode resumir a complexidade do que é o ser humano numa lista.Ainda mais se falando de relacionamento.A meu ver uma lista deste tipo soa tola e pretensiosa.Tão somente.Inclusive pode-se achar melhores pessoas fora das igrejas,e vou mais além: Caráter,bondade e outros valores/princípios/virtudes independem de a pessoa ser cristã ou não.Afinal temos religiosos demais,mas poucos convertidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc nao está falando contra o post e sim contra a Bíblia,pois é lá que fala sobre o jugo desigual. Se não segue a Bíblia não é cristão,e o post é para aconselhar cristãos,por isso é melhor parar por aí.

      Excluir
  19. Anônimo1/7/14

    Agora encontre um cara legal, que preencha todos os requisitos dos padrões bíblicos, amarre-o em um laboratório e o reproduza em larga escala... Talvez assim a gente tenha sorte de encontrar um por aí...

    ResponderExcluir
  20. Anônimo1/7/14

    Ou seja, fique sozinha pra sempre... vida sentimental é a coisa mais deprimente do mundo... simplesmente impossível encontrar alguém...

    ResponderExcluir
  21. Anônimo7/7/14

    Eu nao concordo com o post acima. Eu conheco muitos casais de dentro da igreja e que hj nao vivem mais juntos, e conheco muitos casais "do mundo" que estao juntos e aparentemente felizes ha mais de 20 anos.. Nao tem uma regra para um relacionamento ou para o amor... Se seguirmos ao que foi dito, entao os mentirosos e filhinhos de papais nunca terao a chance de casarem? Jesus nunca excluiu e nunca excluira ninguem... independente dos nossos defeitos, todos nos temos a chance de sermos felizes!!

    ResponderExcluir
  22. Anônimo18/9/14

    Texto extremamente preconceituoso e exclusivista. O primeiro comentário anônimo foi muito mais correto, coerente e cristão!!

    ResponderExcluir
  23. Anônimo18/9/14

    Sabe o sogro interpretado por Robert de Niro no filme "entrando numa fria"?
    Provavelmente foi ele quem escreveu esse "manual" do homem ou mulher imaginário.

    ResponderExcluir
  24. Anônimo20/9/14

    Não concordo com tudo, uma mulher cristã com sua fé, paciência e determinação pode muito bem levar um homem não cristão para ser um. Conheço muitos casais que suas esposas conseguiram guiar os maridos para os caminhos de Deus, e hoje são pastores ou missionários. Tem que ter muito cuidado com o que se escreve, pois algumas pessoas podem ser desviadas dos planos de Deus só por lerem postagens como essas.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo28/2/15

    Minha mulher me mostrou essa pagina, de maneira geral sao homens que as mulheres sendo cristas ou nao deveriam evitar, mas voltando ao meu caso, minha esposa é muito religiosa e eu nao, pra ser sincero me definiria como agnostisco ou mais drasticamente como ateu, em mais de 10 anos que convivo com minha esposa, nunca brigamos nesse sentido, porque sabemos reapeitar um ao outro, nunca a trai ou algo assim, nao é o relacionamento perfeito, enfrentamos dificuldades mas nos amamos e superamos tudo, o que cada um cre ou deixa de cre nao influencia no relacionamento mas sim os principios a indole deles, ha muitos que sao cristaos mas obrigam seus parceiros a seguirem algo que nao concordam e como ha varios ateus q tira sarro de seus companheiros por julgarem idiotisse acretidar em Deus, isso desgasta o relacionamento, e por isso sou completamente divergente ao topico 1 , nao é o cara ser descrente mas sim o cara nao ter respeito.

    ResponderExcluir
  26. Não concordo, as pessoas também mudam e pra falar a verdade existem pessoas que não são da igreja e tem Deus mais presente em suas vidas do que os que frequentam todos os domingos. Existem várias interpretações para as escrituras da Bíblia e as pessoas sempre buscam a interpretação que mais a favorece ou que mais irá agir na mente dos que ouvem, até a igreja é um jogo mercadológico financeiro, há muito tempo, o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  27. Não concordo, existem várias pessoas que não frequentam igreja e mesmo assim tem mais Deus presente em suas vidas do que quem vai todos os domingos. Existem pessoas boas no mundo também, que tem bom caráter e boa índole e que saberiam respeitar a fé do(a) parceiro(a) e não mentiria, nem trairia. O problema é que sempre queremos estar certos, e que a nossa interpretação seja a mais utilizada e impactante. Existem casos e casos e os cristãos não são melhores e piores do que ninguém, todos somos iguais perante Deus.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo3/10/15

    Concordo com todos, menos com o filhinho de papai. Qual o problema de um homem de 35 anos morar com os pais? É porque ainda não achou uma mulher certa para casar.

    ResponderExcluir
  29. Meu namorado é o numero 9,o "filhinho do papai". Ele tem 40 anos e ainda mora com os pais,mas é porque ele não tem condições financeiras de sair de casa e acho também que ele não quer deixar os pais sozinhos,por serem de idade.Estamos namorando a seis anos

    ResponderExcluir
  30. O meu namorado ė o filhinho do papai,tem 40 anos e ainda mora com os pais,estamos juntos a seis anos

    ResponderExcluir
  31. Anônimo13/9/18

    Sou solteiro,vou seguir suas dicas pra futuramente quando namorar, ser o Homem melhor e não cair nesses Erros. Revesti-vos de Toda armadura de Deus para não cair nas cilada do Diabo.

    ResponderExcluir

Olá,
Obrigado por comparecer ao blog Viva Bons Momentos e interagir através do seu comentário. Sua opinião é importante para nós.
Lembramos que a legislação brasileira responsabiliza o blogueiro pelo conteúdo do blog, incluindo os comentários escritos por visitantes. Assim sendo, agradecendo a visita e a interatividade de todos, avisamos sobre nossa Política de Moderação de Comentários:
• O Editor do blog Viva Bons Momentos analisa todos os comentários e não publica conteúdos que infringem as leis. São eles: palavrões, digitações caluniosas; ofensivas, que contenham falsidade ideológica, que firam a privacidade pessoal ou familiar e, em determinados casos, os comentários em anonimato.
•O editor desse Blog não aceita publicar todos os comentários anônimos. Embora haja aceitação de digitação de comentários anônimos, não significa que o mesmo será publicado. Priorizamos a publicação dos identificados. Os anônimos são publicados apenas quando escritos objetivando a preservação do digitador quando o assunto referir-se a ele mesmo.
Obrigado,
Viva Bons Momentos

Busca por Tópicos

2⁰ Trimestre 2014 (4) 3⁰ Trimestre 2014 (8) 4⁰ Trimestre 2014 (6) 7ª Conferencia Escola Dominical (4) 95 Teses (1) Adversidade (3) Altair Germano (1) Amizade (2) Ana (1) Anajure (1) Ann Spangler (3) Anne Graham Lotz (1) Anticristo (1) Antigo Testamento (1) Atores Cristãos (3) Autêntico (2) Autoridade (1) Becky Cain (1) Belsazar (1) Belvedere (5) Ben Kayser (1) Bíblia (3) Bibliologia (1) Brasil (1) Broadway (1) Bryan Van Slyke (1) Caramuru Afonso Francisco (3) Caricatura (1) Carla Ribas (48) Charlene Aaron (1) Christina Stolaas (1) Cinema (3) Ciro Zibordi (5) Comédia (1) Comportamento (23) Convenção dos Direitos da Criança (1) Copa do Mundo (1) Copts (1) Cosmovisão (5) CPAD (23) Cristianismo (3) Cristo (1) Cuidado Pessoal (1) Dale Partridge (1) Daniel (2) Daniel Lusko (1) Degmar Ribas (1) Deixados Para Trás (1) Denzel Washington (1) Depressão (1) Deus (4) Devocional (13) Dia do Pastor (2) Dia dos Namorados (1) Diáconos (2) Dizimo (1) Dr. Karl Benzio (1) Dr. Rodrigo Assumção (1) Eclesiastes (1) Ed Stetzer (2) Editora Sextante (1) Educação cristã (1) El Roi (1) El-Caná (1) El-Qana (1) Elaine Cruz (2) Elienai Cabral (2) Eliseu Antonio Gomes (18) Elohim (1) Encorajamento (8) Escatologia (3) Escola Dominical (14) Ester (1) Estrategia (3) Evangelho (1) Evangelicofobia (1) Evangelismo (1) Exílio Babilônico (1) Êxodo (1) Família (2) Felicity Dale (1) Figueira (1) Filme (1) Flamir Ambrosio (1) Frederick K.C. Price (1) Gregory Koukl (1) Guerra Espiritual (1) Halloween (1) Hamã (1) Harpa Cristã (1) Heresia (1) Hillsong (1) História da Escola Dominical (1) Homenagem (3) Homens (4) Humor (1) Insatisfação (1) Irã (2) J. Lee Grady (3) Jaylin Palacio (1) JD Greear (1) Jesus (1) Joanne Weaver (1) John Luther (1) John Maxwell (1) Jontezen Franklin (1) Jovens (1) Julio Severo (2) Kate Tracy (1) Kirk Cameron (1) Lei da Palmada Xuxa (1) Liberdade Religiosa (1) Lição de Escola Dominical (11) Lições Bíblicas (9) Liderança (1) Líderes e liderados (4) Maria (1) Marisa Lobo (2) Mark Merrill (3) Marl Virkler (1) Marlene LeFever (1) Marta (1) Martinho Lutero (1) Mártires (1) Max Lucado (2) Mensagem (2) Metas (1) Missões (1) Moisés (1) Mudança (1) Mulher (7) Nabucodonozor (1) Namoro (1) Natal (1) Natanael (1) Nicolas Cage (1) Notícias (4) Oração (3) Patric Morley (1) Patrick Morley (1) Perdão (2) Perseguição Religiosa (5) Perseguidos (2) Personagens da Bíblia (1) Pesquisa (1) Philip Payne (1) Porta Estreita (1) Pr. Genivaldo Tavares de Melo (1) Reflexão (4) Reforma Protestante (1) Relacionamento Conjugal (8) Relacionamento Pessoal (5) Religião (3) Rick Waren (1) Rob Phillips (1) Ronaldo Rodrigues de Souza (1) Samuel Kunhiyop (1) Sarah Fuller Flower Adams (1) Satisfação. (2) Saúde (1) Seminário de Escola Dominical CPAD (1) Sexo (2) Sexualidade (1) Sharon Jaynes (1) Solteiros (4) Stanley Horton (1) Sydney (1) Teologia (7) Testemunho (4) Thomas Ice (1) Timothy Demy (1) Traduções (18) Turquia (1) Vício da Pornografia (1) Vida Cristã (52) Video (6) Wilma Rejane (2)