Por: Ann Spangler
Tradução e Versão: Carla Ribas
El Roi - O Deus que Me Vê
Uma escrava egipcia, Agar, encontrou Deus no deserto e dirigiu-se a Ele como El Roy, "o Deus que vê.”
Notavelmente, esta é a única citação de El Roy na Bíblia.
O Deus de Agar é aquele que conta os fios de cabelo em nossas cabeças e aquele que conhece as circunstâncias, passado, presente e futuro. Ao orar a El Roy, estamos orando para quele que conhece tudo sobre nós.
E ela (Agar) chamou o nome do SENHOR, que com ela falava: Tu és Deus da vista, porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? Por isso, se chama aquele poço de Laai-Roi; eis que está entre Cades e Berede. (Genesis 16; 13-14)
Compreendendo o Nome
No mundo antigo não era incomum que uma esposa estéril desse uma escrava para que seu marido dormisse com ele para que a família tivesse um herdeiro. Na verdade, Ismael, o filho nascido de Abraão e Hagar, teria sido considerado filho legal de Sara. Hagar e Ismael teriam evitado muitos problemas se Agar não tivesse esquecido o seu lugar quando soube que estava grávida. Mesmo assim o tratamento que Sara deu a ela foi duro e indesculpável. Em meio as suas dificuldades Agar aprendeu que El Roi (EL raw-EE) estava cuidando dela e que Ele tinha um plano para abençoar a ela e a seu filho. Um dos netos de Abraão, Esaú, casou-se com a filha de Ismael e foram os mercadores Ismaelitas (também relacionados como mercadores midianitas em Genesis 37.26-28), descendentes da escrava egípcia, que transportaram seu bisneto José para ser escravo no Egito.
Estudando o Nome
- Na sua opinião, por que o anjo do Senhor iniciou sua comunicação com Agar fazendo uma pergunta a ela?
- Descreva como Agar deveria estar se sentindo quando fugiu de Sara para o deserto. Descreva agora circunstâncias em sua própria vida que possam ter gerado emoções similares.
- Quais imagens vem à sua mente ao ouvir o nome El Roi, O senhor que vê?’
- Como você tem experimentado o olhar cuidadoso de Deus?
Orando o Nome
E ouviu Deus a voz do menino, e bradou o Anjo de Deus a Agar desde os céus e disse-lhe: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação. E abriu-lhe Deus os olhos; e viu um poço de água, e foi-se, e encheu o odre de água, e deu de beber ao moço.
Para Refletir
Genesis 21.1-21
Louve a Deus: Por ouvir suas orações fielmente
Agradeça: Pelo socorro de Deus
Confesse: Sua descrença apesar da evidência da fidelidade de Deus no passado
Peça a Deus: Que ouça seu clamor
Ismael, colocado em baixo de um arbusto, ansiando pelo alívio do sol do deserto. Ele estava febril e com vertigens devido ao calor. Agar o observara beber o último gole de água, tentando extrair um pouco mais do odre. Seu rosto estava vermelho e a fala confusa. Não vai demorar, pensou ela, até que não haja para o menino não aja mais esperança.
E agora? Ela nada podia fazer por ele.
Impossibilitada de oferecer ajuda face à sua angústia, ela sentou a alguns metros de distância e começou a balançar seu corpo para frente e para trás lamentando a sua dor. O anjo do Senhor havia chamado-o de Ismael, que significa “Deus ouve.”
Mas agora o nome parecia rir-se dela. Seria Deus surdo, incapaz de cumprir Sua promessa? ou cruel? estaria ele simplesmente sem vontade de ouvir suas súplicas? Ela não permitiria a si mesma pensar tal coisa.Em meio ao desespero, Hagar repentinamente ouviu a voz dizendo: “Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do rapaz desde o lugar onde está. Ergue-te, levanta o moço e pega-lhe pela mão, porque dele farei uma grande nação.”
Então Deus abriu os olhos de Agar e ela viu o que tanto ansiava - um poço cheio de água.
Muitos anos mais tarde o salmista ecoa palavras de certamente passaram pela mente de Agar durante sua aflição: “Estou cansado de clamar; secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem esperando o meu Deus” (Salmos 69.3)
A promessa que Deus havia feito a Agar e Ismael tantos , mesmo que não parecesse, ainda estava de pé no momento da luta, pois Deus se lembrava da promessa que havia feito anos antes. Lembre-se disso quando em algum não encontrar a ajuda de Deus ou para receber respostas às suas orações. Peça a El Roi, o Deus que te vê, para abrir seus olhos para o Seu trabalho e aumentar sua fé mesmo e especialmente quando suas promessas parecerem difíceis de se cumprirem.
Promessas nas Escrituras
Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele; nisto procedeste loucamente; por isso, desde agora, haverá guerras contra ti. (2Crônicas16.9)
Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. (Salmos 121.3, 5-8)
Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons. (Provérbios 15.3)
Oração e Louvor Contínuos
Lembre-se que seu Pai vê o a bondade que você faz em oculto e te recompensará (Mateus 6.3-4)
Peça a Deus que o ajude a fazer o que é certo aso Seus olhos. (Deuteronômio 12.28)
Ore para que Deus o capacite para vê-Lo por quem Ele é. (Mateus 5.8)
Fonte: Orando os Nomes de Deus
Autor: Ann Spangler
Tradução: Carla Ribas/Degmar Ribas Jr
Editora CPAD
www.vivabonsmomentos.com