4 Passos de Sucesso para a Resolução de Conflitos

4 Passos de Sucesso para a Resolução de Conflitos

Por: Gina McClain
Tradução e Versão: Carla Ribas

Nos últimos dias temos falado sobre conflitos, porque as pessoas os evitam e porque é melhor aprender com eles.
Uma coisa que aprendi ao trabalhar com equipes; quando dois ou mais estiverem reunidos ... haverá conflito!


Por quê? Porque todos nós temos as nossas opiniões sobre como as coisas deveriam ser e somos apegados às nossas opiniões.

O conflito é uma realidade na liderança. Estudei profundamente sobre como agir quando em conflito, desde como evitá-lo completamente até como ir à fundo nele, deixando uma contagem de corpos para trás. Deixe-me dizer-lhe, nem uma nem outra abordagem funciona bem.

Hoje, quero compartilhar os 4 passos para o sucesso que descobri serem úteis durante o conflito. Mas, antes de lê-los, alguns esclarecimentos são necessários. Algumas “Regras de Compromisso".

1. Regra de Compromisso: Pessoalmente é melhor do que por escrito. Por favor, por favor, por favor! Tentar solucionar conflitos por e-mail não dá certo. O texto não comunica linguagem corporal, expressão facial nem entonação de voz. Se eu estou ofendido, o texto fornece muito espaço para interpretação. O texto não é o caminho para a resolução de conflitos. Sempre que possível, fique cara-a-cara.

2. Regra de Compromisso: Se o conflito for entre mais do que uma parte ou entre duas partes e você for o líder, evite reuniões individuais. Evite reuniões com cada uma das partes isoladamente para trabalhar o conflito. Dá muita margem para “disse-me-disse.” Nesse caso, você acaba fazendo o papel de mediador. Você não quer mediar o conflito. Você quer facilitar o diálogo. Reuna todas as partes envolvidas na mesma sala e trabalhe em conjunto.

Estes são os requisitos preliminares para os 4 Passos para o Sucesso.

Uma vez que você aderiu às Regras de Compromisso e reuniu as pessoas envolvidas, vamos aos...

4 Passos de Sucesso para a Resolução de Conflitos

Entenda o que você vê - É difícil argumentar a percepção de alguém pois ela é também a realidade da pessoa, mesmo que os fatos estejam errados. Então ... apresente a sua percepção.

"Sabe, eu posso estar fora da realidade. Mas entrei no escritório ontem, enquanto vocês dois conversavam e senti muita tensão. Foi como algo que não estava sendo resolvido e vocês estavam em um impasse. Ajudem-me a entender, é isso?"

Ouça - Em outras palavras, feche a sua boca! Eu gosto de falar. Costumo preencher o silêncio com a minha fala. Quando sinto que preciso explicar mais ou descrever mais ou justificar mais, bem, eu continuo falando. O truque para esta etapa é não falar. Deixe o silêncio preencher o espaço, um jogo se tiver que ser. Se você estiver longe da verdade, eles o(a) combaterão imediatamente e te farão saber. Se acertar no alvo, o silêncio será ensurdecedor. Você estará criando uma oportunidade para que eles trabalhem com isso naquele momento. (Bingo!)

Defina o que você quer ver - esta parte é importante. Você é o líder. Você tem que definir a sua expectativa. O conflito que você vê não é aquilo que você quer ver. Então, diga-lhes o que você quer que aconteça e não o que está acontecendo. Deixe-os saber que agora é o momento para falar sobre como alcançar esse objetivo. Essa é a oportunidade de chegar a um acordo. Quando você sair desta reunião, o problema deverá estar solucionado.

“O negócio é o seguinte: Preciso de vocês trabalhando juntos para fazer a coisa funcionar. Provavelmente nós poderíamos descobrir como colocar um sorriso no rosto e fazer o nosso melhor. Mas, a verdade é que eu realmente quero vê-los colaborando e comemorando as ideias uns dos outros e trabalhando essas ideias para concluir o projeto. O que precisamos fazer para conseguir isso?"

Volte ao assunto e traga a responsabilidade - É aí que está o dinheiro. Como líderes, podemos resolver um problema que vemos, porém, se nunca voltarmos para inspecioná-lo, perdemos a oportunidade de enfatizar novamente a sua importância. Voltar ao é o ato de intencionalmente revisitar o assunto para garantir que as coisas estão realmente melhores. Para garantir que o progresso seja feito e que o conflito esteja realmente resolvido, você não pode mais sentir a tensão, mas o teste verdadeiro está nas pessoas envolvidas e na percepção delas sobre como as coisas melhoraram. Certifique-se de voltar ao assunto depois de certo tempo e perguntar: “As coisas melhoraram? Como?"

Esse é o meu método de quatro etapas para liderar a solução do conflito.


Fonte: Charismamag.com
Foto: Charisma



Um comentário :

  1. Carla,

    Para mim, os anos vividos me fizeram entender que a única opinião que realmente tem valor é a de Deus. Com moderação e sem qualquer radicalismo religioso, acredito que saber o que Ele pensa é a saída certa para evitar desgastes de relacionamentos e conflitos inúteis. Todos os dias encontramos motivo para "brigar" por alguma coisa, mas a Palavra nos alerta a não sermos dados à contenda.

    Deus continue abençoando você e os seus.

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