Por Becky Cain
Tradução e Versão: Carla Ribas
Você é um vampiro cristão, ou conhece algum?
Como coach de vida, descobri que um dos maiores drenos da nossa energia pode ser encontrado nos relacionamentos. Muitos relacionamentos, é claro, proporcionam grande alegria e paz em nossas vidas. Outros podem sugar a nossa alegria e paz. Eu chamo as pessoas que empobrecem a nossa alegria e a nossa paz de "vampiros cristãos."
Aos cristãos é ensinado "amar o próximo" e "dar a outra face." Consequentemente, podemos encontrar dificuldades para lidar com esse tipo de pessoa devido à nossa natureza.
Este post é resultado direto da minha busca pessoal para encontrar uma forma de lidar com um vampiro cristão e o meu desejo de ajudar outras pessoas que têm um em suas vidas.
Como descobrir um vampiro cristão? Aqui estão alguns exemplos:
Pobre de Mim - Eles lamentam constantemente sobre os seus problemas. Não importa quantas vezes você tente abordar o lado "positivo" das coisas, vampiros cristãos revolvem-se na mentalidade "pobre de mim".
Meu vampiro cristão reclamou dos mesmos "problemas" durante anos. As pessoas com a mentalidade "Pobre de mim" querem que você largue tudo e sinta pena deles para que possam manipulá-lo. Quando seu vampiro cristão o procurar e começar a lamentar-se, é melhor ser sincero e dizer algo como: "Não sou eu quem tem que resolver esse problema para você" ou "Você está exigindo de mim coisas que não são razoáveis." Se isso não funcionar, então terá que dispensá-los - "Estou ocupado agora" ou "Esse não é um bom momento."
Se você é do tipo "Pobre de mim," pode escolher ser "vítima" ou "vencedor".
Narcisista - É tudo sobre mim! Não importa a situação, os vampiros cristãos tem que ser o centro das atenções. Eles não têm a capacidade de colocar-se no lugar de outra pessoa.
Confrontei meu vampiro cristão sobre sua presunção de que todos precisam ficar de pé, aplaudi-lo e beijar o seu anel quando chega em um evento familiar. Ela parecia incapaz de compreender que a vida não é totalmente sobre ela.
Mestre Manipulador / Controlador - Um vampiro cristão tem expectativas irreais sobre a sua parte na relação. Você é obrigado a fazer o que ele/ela quer que você faça. Vampiros cristãos não aceitam "não" como resposta. Eles vão até usar o cristianismo como um meio de manipular.
Durante anos, meu vampiro cristão me pressionou para "preencher a lacuna" que outras pessoas em sua vida não estavam preenchendo. Afinal, era meu "dever" atender suas necessidades como parente, cristão e como pastora, mesmo não sendo a sua pastora. Este relacionamento tóxico começou a infiltrar-se e exercer mais pressão sobre as minhas relações com meu marido e outras pessoas. O vampiro cristão iria tentar manipular os outros através de mim.
O fato é que você e eu não fomos feitos para preencher um vazio que só Deus pode preencher. Este é um falso senso de responsabilidade que nunca devemos assumir. Os vampiros cristãos precisam buscar a Deus. Ele é o único que proporciona a verdadeira realização!
Essas relações são tóxicas! Eles podem até se tornar distrações ao nosso cumprimento dos planos e propósitos de Deus para nós. Vamos olhar do ponto de vista bíblico: "Amarás o teu próximo como a [você] a si mesmo" (Rm 13.9).
Você precisa do seu oxigênio primeiro!
Todo mundo que já andou avião sabe que, antes de decolar, parte das instruções do assistente de vôo são: "Se você estiver viajando com uma criança ou alguém que precisa de ajuda, garanta a sua máscara primeiro e depois ajude a outra pessoa." Se você é pai ou mãe, seu instinto é colocar a máscara no seu filho em primeiro lugar e, em seguida, em si mesmo. O princípio desse pensamento é que você pode desmaiar antes de colocar a máscara em seu filho, assim, ambos morreriam.
Como pastora e coach pessoal, devo vigiar constantemente para não colocar as necessidades dos outros antes das minhas. Você e eu não podemos cuidar dos outros se não estivermos bem. Recentemente Deus me lembrou que, se eu não colocá-Lo em primeiro lugar e eu em segundo, minha vida não funcionará corretamente. Devo cuidar do meu oxigênio antes para poder ajudar os outros. Esta foi uma revelação muito libertadora. Com sorte, você vai entendê-la e aplicá-la à sua vida.
Embora pudesse oferecer aconselhamento clínico, espero que você abrace este conceito de colocar Deus em primeiro lugar e você mesmo em segundo, mas não como um narcisista. Se fizer isso, todos os seus outros relacionamentos começarão a ser reforçados. Você será mais saudável e conseguirá estabelecer limites apropriados. Você vai começar a amar a si mesmo o suficiente para impedir que vampiros cristãos o manipulem ou controlem com culpa, pena, obrigações ou outras coisas.
A maioria dessas pessoas não vai parar ou mudar sem chutar e gritar. Se o vampiro cristão em sua vida não respeitar e honrar os seus limites, você precisará "aparar" essa relação. Então, é possível que essa pessoa volte-se totalmente para Deus para a verdadeira realização e se torne um vencedor e não uma vítima.
Lembre-se que Deus ama você incondicionalmente! Ele está do seu lado. Ele está torcendo por você! Ame-se o suficiente para ser um vencedor. Não permita que um vampiro cristão tóxico e exigente sugue a sua alegria.
Fonte: charismamag.com
Foto: Lusi/rgbstock.com
#vivabonsmomentos
Irmã Carlas Ribas, Como tem irmãos vampiros dentro das igreja! Muito bom o post. Deus a abençoe. Fique na paz do Senhor.
ResponderExcluirPr. Flávio, realmente vemos muitos Vampiros Cristãos, por isso publiquei esse texto.
ResponderExcluirEspero que seja esclarecedor e de grande ajuda para os que se encontram nesta difícil situação.
Obrigada pela visita.
Abs